sexta-feira, 17 de julho de 2015

Florença - uma das cidades mais belas da Europa

As férias lembram - nos viagens e outro destino imperdivel é Florença,  em Itália.

Esta cidade é a capital da Toscana e considerada o berço do Renascimento.

Tem cerca de 377.000 habitantes.

É a cidade natal de Dante Alighieri,  que escreveu "A Divina Comédia".

Por onde quer que passe tem monumentos lindíssimos para visitar.

Entre eles,  eu aconselho os seguintes:

- Catedral de Santa Maria del Fiore - A sua construção começou em 1294 e terminou em 1436 e são vários os seus estilos arquitectónicos: arquitectura do Renascimento,  arquitectura gótica e neogotica.

- Galeria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios) - É um palácio fundado em 1581 e que funciona como museu. Se quiser visitar esta galeria compre os bilhetes antecipadamente online,  já que as filas são intermináveis!

- Palácio Vecchio (Palácio Velho) - Nele estão os Paços do Conselho.  No seu interior tem um museu,  que é a parte que se pode visitar.  O Palácio começou a ser construído no século XIII e concluído no século seguinte.  Sofreu várias outras construções e ampliações entre os séculos XIII e XVI e o seu estilo arquitectónico é o do Renascimento.

- Pallazo Pitti - Situa-se na margem direita do rio Arno e tem um estilo Renascentista.
Foi projectado no século XV e ampliado nos séculos XVI e XVII.

Santa Maria Novella - É a principal igreja dominicana de Florença. A sua construção começou no século XIII e foi concluída no século XV. Os seus estilos arquitectónicos são a arquitectura do Renascimento e o gótico.

Deixo para o fim uma ponte maravilhosa: Ponte Vecchio (Ponte Velha). É em arco medieval e no seu tabuleiro tem muitas relojoarias e ourivesarias dos dois lados.

Pensa-se que foi construída na Roma Antiga e que era feita de madeira. Esta ponte pedonal foi destruída por cheias no século XIV e reconstruida no mesmo século.

Curiosidade sobre a Ponte Vecchio: ao longo da ponte há vários cadeados que simbolizam a eterna ligação dos amantes.  Os namorados/casais iam lá,  punham o cadeado e lançavam a chave ao rio Arno. É claro que todo este peso começou a ser prejudicial para a ponte e agora paga-se uma multa se se puser um cadeado!

Visite Florença e vai ver que vai querer voltar!

Sem comentários:

Enviar um comentário