terça-feira, 28 de julho de 2015

Quatro poemas de quatro poetas

Como já devem ter reparado eu gosto muito de poesia.

Eu já escrevi sobre a Sophia de Mello Breyner Andresen e hoje faço uma pequena homenagem a quatro poetas portugueses: Cesário Verde, Florbela Espanca, António Feijó e Fernando Pessoa.

Cesário Verde (1855 - 1886)

"De Tarde"

Naquele pique-nique de burguesas,
Houve uma coisa simplesmente bela,
E que, sem ter história nem grandezas,
Em todo o caso dava uma aguarela.

Foi quando tu, descendo do burrico,
Foste colher, sem imposturas tolas,
A um granzoal azul de grão - de - bico
Um ramalhete rubro de papoulas.

Pouco depois,  em cima duns penhascos,
Nós acampámos, inda o Sol se via,
E houve talhadas de melão,  damascos,
E pão-de-ló molhado em malvasia.

Mas,  todo púrpuro a sair da renda
Dos teus dois seios como duas rolas,
Era o supremo encanto da merenda
O ramalhete rubro das papoulas!

Florbela Espanca (1894 - 1930)

" Se tu viesses ver-me..."

Se tu viesses ver-me hoje à tardinha,
A essa hora dos mágicos cansaços,
Quando a noite de manso se avizinha,
E me prendesses toda nos teus braços...

Quando me lembra: esse sabor que tinha
A tua boca...o eco dos teus passos...
O teu riso de fonte...os teus abraços...
Os teus beijos...a tua mão na minha...

Se tu viesses quando,  linda e louca,
Traça as linhas dulcíssimas dum beijo
E é de seda vermelha e canta e ri.

E é como um cravo ao sol a minha boca...
Quando os olhos se me cerram de desejo...
E os meus braços se estendem para ti...

António Feijó (1859 - 1917)

" O Amor e o Tempo"

Pela montanha alcantilada
Todos quatro em alegre companhia,
O Amor,  o Tempo,  a minha amada
E eu subíamos um dia.

Da minha amada no gentil semblante
Já se víam indícios de cansaço;
O Amor passava-nos adiante
E o Tempo acelerava o passo.

- "Amor! Amor! mais devagar!
Não corras tanto assim,  que tão ligeira
Não pode com certeza caminhar
A minha doce companheira!"

Súbito,  o Amor e o Tempo,  combinados,
Abrem as asas trémulas ao vento...
- "Porque voais assim tão apressados?
Onde vos dirigis? " - Nesse momento,

Volta-se o Amor e diz com azedume:
- "Tende paciência,  amigos meus!
Eu sempre tive este costume
De fugir com o Tempo... Adeus! Adeus! "

Fernando Pessoa (1888 - 1935)

" Autopsicografia"

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas da roda
Gira,  a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração. "







Sem comentários:

Enviar um comentário