segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...

A língua francesa em Portugal

Galicismo ou francesismo é uma palavra ou expressão de origem francesa, ou afrancesada, tendo ou não mantido a sua grafia original. Exemplos: chic, champagne,  ballet, bibelot,  maquillage, chef,  buffet,  etc.

A importação de palavras e expressões francesas para a nossa língua tem origem na Idade Média,  devido à literatura francesa.

Muito tempo depois, no séc. XIX, era muito chique falar francês, vestir roupas francesas e consumir produtos vindos de Paris.

Mesmo mais tarde,  no início do século XX, qual era a menina de bem que não tocava piano e falava francês?

Lembram-se do "gato maltês que tocava piano e falava francês"?

Com o "flower power", o "Woodstock", os LPs e séries em língua inglesa, entre outros, a língua francesa caiu em desuso.

A minissaia

Em 1964 Mary Quant criou a minissaia. Mas este assunto foi controverso já que, no mesmo ano, o estilista André Courreges decidiu subir 15 cms às saias da sua colecção de verão.

Quando Mary Quant criou as minissaias com apenas 30 cms, a polémica instalou-se,  mas este fenómeno rápidamente correu o mundo para desespero das mulheres conservadoras e alegria dos homens em geral!

Em 1966 a rainha Elizabeth II condecorou Mary com a Ordem do Império Britânico e Quant foi receber o prémio de minissaia!

Hoje em dia há minissaias muito mais curtas e que mostram o que deveria estar escondido. Para além delas há decotes extremamente ousados e outros itens nada recomendados. Não que eu seja uma pessoa retrógrada,  mas ainda tenho bom senso!!!

O namoro

Do namoro da rua para a janela e suas inerentes serenatas ao namoro em casa na presença da mãe ou da irmã muitos séculos se passaram!

Nos anos quarenta era comum o namorado ou noivo sentar-se na quarta cadeira da mesa e a namorada ou noiva na primeira, para que ficassem duas cadeiras de intervalo entre eles. E sempre acompanhados por um membro da família dela! As meninas decentes chegavam ao casamento virgens.

Hoje em dia tudo é demasiado rápido.  Aos 12 e 13 anos já se começa a namorar, a sair à noite e não sei mais o quê!!!

Alguns textos foram tirados dos seguintes sites: hierophant.com.br, pt.m.wikipedia.org e Paulohernandes.pro.br.

Sem comentários:

Enviar um comentário