quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ditaduras sangrentas

Ao longo dos tempos sempre houve grandes ditadores.  Como é impossível mencionar todos,  eu destaco os que se seguem.

Hitler
Adolf Hitler nasceu em Braunau am Inn (Áustria) no dia 20 de Abril de 1889 e suicidou - se no dia 30 de Abril de 1945 em Berlim. Há diversas opiniões em relação à forma como ele pôs termo à vida: suicídio com arma de fogo,  envenenamento por cianeto,  etc. Outros acreditam que o bunker onde se encontrava teria sido atingido por um ataque aéreo dos aliados, já no final da Segunda Guerra Mundial. Enfim, há muitas especulações!
Fez parte do Partido dos Trabalhadores Alemães (1920/1921) e do Partido Nazi (1921/1945).
Hitler teve nacionalidade austríaca até 1925 e alemã depois de 1932. Não é mencionada a nacionalidade intermédia.(Lol)
Em 1923 tentou realizar um golpe de estado em Munique,  mas acabou por ser preso e, na cadeia,  escreveu o livro "Mein Kampf" (a minha luta). Este livro, escrito em 1924, era uma autobiografia e continha o programa ideológico racista e anti-semita para a Alemanha.
Em 1933 tornou - se Chanceler da Alemanha e "pôs em andamento" o seu projecto nacionalista.
Em 1939 invadiu a Polónia, dando início à Segunda Guerra Mundial. A Alemanha nazi juntou-se à Itália fascista e ao Império
Japonês e formaram o Eixo. Este foi derrotado pelos Aliados. Estes eram constituídos pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais, a União Soviética e os Estados Unidos.  Esta união converteu - se em oposição no período pós-guerra; a chamada "Guerra Fria".
Na Segunda Guerra Mundial morreram entre cinquenta a setenta milhões de pessoas.
O Holocausto foi a perseguição aos grupos minoritários considerados indesejáveis (testemunhas de Jeová,  eslavos, poloneses, ciganos,  homossexuais, deficientes físicos e mentais e judeus).
Estima-se que onze milhões de pessoas pertencentes a este grupo foram mortas.
Estas eram perseguidas, apanhadas, metidas em vagões de comboios em condições desumanas e levadas para os campos de concentração como Dachau e Auschwitz.
As mulheres, as crianças, os idosos e os deficientes físicos e mentais eram logo enviados para os banhos de gás.  Os outros acabavam, igualmente, por morrer à fome ou com tiros.
Os que ainda sobreviviam tiravam os dentes de ouro aos mortos.  Esse ouro era convertido em barras que eram levadas para Berlim.

Lenin
Vladimir Lenin nasceu a 22 de Abril de 1870 em Simbirsk e morreu no dia 21 de Janeiro de 1924 em Gorki, Rússia. Fez parte do Partido Operário e Social democrata Russo e do Partido Comunista da União Soviética.
Foi, em parte, o grande responsável pela Revolução Russa de 1917. Esta revolução foi um período de conflitos,  derrubando a autocracia russa e levando ao poder o Partido Bolchevique de Lenin.
A Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses que trabalhavam muito e ganhavam pouco.
Além disso,  o povo não gostava do governo absolutista do Czar Nicolau II.
Isto levou a manifestações populares que fizeram com que o monarca renunciasse.
Lenin iniciou o terror soviético.

Stalin
Josef Stalin nasceu no dia 18 de Dezembro de 1878 em Gori,  na Geórgia (Rússia) e morreu no dia 5 de Março de 1953, em Moscovo.
Foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comité Central, a partir de 1922 e até à sua morte em 1953.
A União Soviética, sob o comando de Stalin, desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial e passou a ter o estatuto de superpotência.
A industrialização e as melhores condições sociais do povo soviético foram rápidas. Durante esse período,  o país também expandiu o seu território para um tamanho semelhante ao do Império Russos (cobria o Leste Europeu,  a Ásia Central e a América do Norte).
O regime de Stalin também foi marcado por violações constantes dos direitos humanos, massacres, expurgos e execuções extra-judiciais de milhares de pessoas.
Estima-se que entre vinte e sessenta milhões de pessoas tenham morrido durante os trinta anos de governação de Stalin.

Mao Tsé-tung
Este foi o primeiro Presidente da China. Nasceu no dia 26 de Dezembro de 1893, em Shaoshan e morreu no dia 9 de Setembro de 1976,  em Pequim.
Este pertenceu ao Partido Comunista da China.
Mao liderou a Revolução Chinesa e foi o arquitecto e fundador da República Popular da China.
Embora Mao tenha incentivado o crescimento populacional e a população quase tenha duplicado durante a sua governação,  as suas políticas e os expurgos políticos do seu governo (de 1949 a 1975), a fome severa durante a Grande Fome Chinesa (de 1958 a 1961), o suicídio em massa por causa das Campanhas Três-Anti (1951) e Cinco-Anti (1952), que visavam a libertação das cidades chinesas e dos inimigos do Estado, provocaram a morte de cinquenta a setenta milhões de pessoas.

No Brasil houve uma ditadura militar, de 1964 a 1986, sustentada por vários governos (Castello Branco,  Costa e Silva, Medici,  etc.).

E ainda podíamos acrescentar muitos outros nomes a esta lista; Franco (Espanha), Salazar (Portugal), Kim II - Sung (Coreia do Norte), Saddam Hussein (Iraque), Mussolini (Itália), Ceausescu (Roménia), Pinochet (Chile), etc.

Para que não caia no esquecimento!

Fontes: Wikipédia e livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário