domingo, 4 de outubro de 2015

PAS

São 22h00 e eu estou a começar a escrever. Faço este comentário porque no blogue aparece sempre o horário de Filadélfia e, por mais que eu o tente mudar, permanece.

Em noite de eleições vou escrever sobre uma coisa que nada tem a ver com as mesmas. Para desviar a atenção das pessoas do desastre eleitoral. Lol

Há uma parcela da população que se vê afectada por diferentes estímulos de forma mais contundente que o restante das pessoas e, em consequência,  reagem de uma maneira mais exagerada frente a estes. Possuem uma percepção interna que os faz estar sempre em estado de alerta em relação a tudo o que ocorre à sua volta. São as pessoas altamente sensíveis.

Estas pessoas são sensíveis e introvertidas e têm a consciência de que o que as rodeia é muito mais difícil para elas do que para o resto das pessoas. Mas o que mais afecta os seus sentidos é o jeito comum das outras pessoas,  interpretando-as, na sua maioria, como homens e mulheres carentes de sensibilidade,  superficiais e indiferentes.

As PAS costumam encaixar num determinado perfil ou estereótipo: são dotadas de intuição e de uma grande empatia,  procuram com gosto a solidão enquanto demonstram uma conexão emocional enorme com os outros. São tímidas e têm uma capacidade enorme em perceber qualquer traço de beleza.

Toleram, com um certo grau de dificuldade, estímulos sonoros,  auditivos e olfactivos que, para as outras pessoas podem parecer imperceptíveis como: luzes e ruídos estridentes, cheiros pouco agradáveis, o caos e a desordem.

Qualquer situação que implique mudanças,  falar publicamente, sentir-se observado,  etc,  desencadeia o despertar da sua sensibilidade e diminui a sua capacidade de pensar. Se há algo que chama a atenção nas pessoas hipersensíveis é a sua percepção de tudo aquilo que aos outros parece subtil.

Se estas pessoas convivem numa sociedade que valoriza e premeia a dureza,  a extroverção,  a contenção das emoções frágeis e delicadas,  qualquer uma destas pessoas sentir-se-á, sem dúvida,  incompreendida,  menosprezada e diferente.

A primeira lição para as PAS é entenderem que ser tão sensível não é nem um dom nem uma maldição; é um desafio e um presente.

Um desafio porque há cada vez mais pessoas sensíveis que se agrupam para serem entendidas e valorizadas.

É um presente por possuírem o privilégio de oferecer sentimentos de ternura, carinho, compreensão, sem que os outros saibam que estão carentes  nalgumas situações. Todos nos podemos beneficiar.

Há formas de cuidar do sistema nervoso destas pessoas: eliminar a cafeína e o álcool, situações de stress e/ou ansiedade, aumentar o descanso e prolongar o sono.

A seguir encontramos algumas coisas em que devemos pensar quando convivemos com pessoas altamente sensíveis:

1 - Elas vão chorar quando estão felizes, tristes ou com raiva. Isto porque estas pessoas sentem mais profundamente e reagem de acordo;

2 - Segundo a Dra. Aron, nem todas estas pessoas são introvertidas; cerca de 30 por cento são extrovertidas;

3 - Têm muita dificuldade em fazer escolhas porque agonizam com a possibilidade de errar;

4 - As pessoas altamente sensíveis são mais intuitivas quando se trata de mudanças pequenas no nosso ambiente e sentem mais as nossas mudanças de humor;

5 - A sua natureza extremamente empática permite - lhes serem excelentes ouvintes e tudo farão para que as pessoas se sintam confortáveis. São excelentes professores,  terapeutas e gestores.

6 - Evitar ruídos repetitivos e altos;

7 - Os hábitos de trabalho destas pessoas são um pouco diferentes.  Trabalhar em casa ou num espaço tranquilo é o seu sonho.
São excelentes em trabalhos de equipa, já que possuem uma natureza analítica e também por terem grande consideração pelas ideias dos outros;

8 - Evitar filmes violentos e de terror;

9 - Evitar qualquer coisa que lhes possa causar sentimentos de vergonha;

10 - Evitar piadas sobre estas pessoas;

11 - Estas pessoas sentem mais dor física do que as outras;

12 - Desejam relacionamentos profundos e aborrecem-se mais no casamento do que as outras pessoas, já que querem sempre conversas mais estimulantes;

13 - Estão neurológicamente preparadas para se comportarem como se comportam. Querem apoio.

Espero que tenham gostado deste artigo.

As informações foram tiradas de: amentemaravilhosa.com
e HuffPost US.  Eu traduzi e alterei algumas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário