sábado, 5 de dezembro de 2015

O Natal do outro lado do espelho

O Natal, é uma época festiva que me deprime, contrariamente à maior parte das pessoas.

Para mim o verdadeiro Natal era a época das prendas colocadas no sapatinho,  em que a excitação era tanta que eu e a minha irmã acordavamos às seis da manhã e desciamos as escadas a correr para vermos o que o Pai Natal nos tinha trazido.

Nesses Natais, e ainda criança, eu não pensava nas pessoas que passam o Natal sós, nos sem - abrigo...

O significado do Natal mudou muito! Não é a altura em que o menino Jesus nasceu, mas um espírito demasiado consumista que põe as pessoas stressadas à procura de presentes!

Mas qual é o significado disto tudo? As pessoas gastarem o que têm e o que não têm, enquanto outras não têm o que comer?!?

Eu não sou uma pessoa pessimista; sou realista.  A minha realidade é positiva, mas os meus olhos estão bem abertos para outras realidades bem diferentes.  E ainda bem!

Às vezes, nesta altura,  as pessoas são invadidas por uma onda de solidariedade e dão brinquedos e roupas usadas aos pobres. Eu admiro,  sem dúvida,  esta atitude das pessoas mas,  acho lamentável que no resto do ano ninguém se lembre das pessoas que nada têm.

Estes comentários não fazem de mim qualquer espécie de santa!  Mas eu acho louvável o facto de ainda existirem pessoas que, várias vezes por semana, abdicam do seu tempo livre para irem dar de comer e agasalhos aos mais necessitados.

Sempre que derem roupa e brinquedos pensem se os gostariam de receber. É que dar o que já não presta para nós não é dar. As outras pessoas são pessoas como nós. A diferença está nas oportunidades que foram dadas a umas e não a outras.

Façam no vosso dia a dia algo de bom para as pessoas menos afortunadas e verão que, quando chegar o Natal, sentir-se-ão muito mais enriquecidos por dentro.

Um bom Natal para todos!

3 comentários:

  1. Penso que tens razão e que todos os dias deveriam ser Natal, pelo menos para nos lembrarmos dos que nos rodeiam e não têm a mesma sorte que nós temos...
    As épocas festivas, para mim, também já não são o mesmo, mas temos de as viver, por isso, desejo um Bom e Santo Natal.
    Beijinhos Nita

    ResponderEliminar