quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ser feliz

Há muitas pessoas que não são felizes porque não têm onde dormir, o que comer, um trabalho,  etc..

Igualmente infelizes são aquelas pessoas que sofrem de doenças dolorosas crónicas ou incuráveis, de violência doméstica, têm um marido alcoólico, um filho drogado, etc..

Então, porque é que todas as outras pessoas não são felizes?

Como o ser humano é insatisfeito por natureza, as pessoas são cada vez mais ambiciosas, invejosas e maldosas.

Se o seu vizinho tem um BMW e você um Ford Fiesta (foi o que me ocorreu!), porque é que você fica com inveja dele? Também quer um BMW para o poder mostrar aos outros?!? Eu ficaria contente por o meu vizinho ter um bom carro. Se o tem é porque o pôde comprar.

A mania das grandezas é culpa da sociedade em que vivemos. Se a minha amiga tem roupa da marca X,  eu também posso ter!

Eu sempre tive possibilidades de comprar roupa de marca, mas sempre tentei não a comprar e por duas razões: primeiro porque não preciso de ter roupas de marca para me sentir bem e segundo porque eu não quero que ninguém se sinta inferiorizado perto de mim.

Tem casa? Tem saúde? Tem o que comer? Tem família? Tem trabalho? Então o que quer mais?!?

Ser feliz é, pois, para alguns, opcional. A felicidade não é um estado permanente, mas a atitude de acordar, sair para a rua com um sorriso e contagiar as outras pessoas com o mesmo é um começo! Eu sou feliz. Eu gosto de mim. Eu faço os outros felizes.

Em primeiro lugar, aprenda a gostar de si próprio. Se você não gostar de si mesmo, não terá auto confiança nem desenvoltura suficientes para ultrapassar os vários obstáculos que encontrará ao longo da sua vida e uma pequena pedra no seu caminho parecer-lhe-á um muro intransponível.

Se você gostar da sua pessoa (nunca em demasia!) estará pré-disposto a encontrar pessoas que gostem de si.

O seu chefe é chato e está sempre a reclamar consigo? Aprenda a tirar lições positivas das situações negativas. Deixe-o falar e sorria. Isso acalma. Tente sempre sair do local de trabalho e "desligar a ficha".

Aprenda a gostar de estar só e faça tudo para não se sentir só. Veja um filme,  ouça uma música ou vá dar um passeio. A solidão pode transformar - se num vício!

Todos nós temos saudades de alguém ou de algum acontecimento. Recorde as pessoas e as coisas boas com gratidão. Lembre - se que você está no presente e não pode alterar nem reaver o seu passado. Por isso, viva intensamente o presente. Hoje está cá.  Amanhã não sabe se estará.

Trate as pessoas da forma que gostaria de ser tratado por elas. Se elas não corresponderem o problema está nelas e não em si. Isto ajudá-lo -á a "separar o trigo do joio".

Não se faça de vítima. É aborrecido para os outros e negativo,  já que está a querer ser o centro das atenções pelos piores motivos.

Por outro lado, não queira ser o centro das atenções pois pode transformar - se num bobo da corte!

Aprenda a lidar com todo o tipo de pessoas e a compreender as diferentes realidades sociais. Você não é inferior ou superior a ninguém. Nem todas as pessoas tiveram as mesmas oportunidades.

Aprenda a ser feliz com o que tem! E, se puder, ajude os outros a serem felizes! Seja solidário!

Até breve e seja feliz!







Sem comentários:

Enviar um comentário